Tirzepatida: saiba tudo sobre o mais nova promessa contra a obesidade que será capaz de mudar a vida de milhares de pacientes.

Tirzepatida

A Tirzepatida, que tem o nome comercial de Mounjaro, é vista pelos médicos como uma droga bastante promissora para o tratamento da Diabetes tipo 2 e também para a perda de peso. Vamos entender o motivo:

O que é a Tirzepatida e como ela funciona?

Essa droga funciona simulando os hormônios intestinais, capazes de promover muitas mudanças positivas no corpo. Chamados GIP e GLP-1, ambos auxiliam no controle da glicose, reduzem o acúmulo de gordura e promovem mais saciedade, em outras palavras, diminuem aquela vontade de comer toda hora, algo muito importante para os beliscadores e compulsivos.

Analisando o efeito de cada hormônio separadamente, o GIP é conhecido especificamente como um peptídeo inibidor gástrico, que traduzindo do termo médico para os leigos, seu efeito vai além da redução de apetite. Ele aumenta a produção de insulina pelas células beta pancreáticas quando entra em contato com uma grande concentração de glicose e aminoácidos no duodeno e no estômago. Já o hormônio GPL-1 atua como um estimulante na produção de insulina, o que não só ajuda a controlar melhor as taxas de açúcar no sangue, como reduz os níveis de glucagon, um hormônio que impede que a glicose no sangue também diminua demais. Havendo um equilíbrio importante para o corpo e a saúde do paciente.

Em resumo, destaco que a Tirzepatida melhora o metabolismo, reduz a fome, controla a glicose, retarda o esvaziamento do estômago, diminui até mesmo a produção de ácido no estômago e aumenta o gasto energético.

Para que serve a Tirzepatida?

Esse remédio se mostrou um forte candidato na luta contra a Diabetes tipo 2. Isso porque essa nova substância ativa os receptores dos hormônios GIP e GLP-1, melhorando a resposta do organismo diabético, mecanismo que não acontece com o uso de outros remédios análogos do GLP-1, como a semaglutida (Ozempic) e a liraglutida (Saxenda) .

Analisando outros estudos científicos com participantes diabéticos, a fim de recolher informações mais específicas sobre a eficácia do medicamento no caso dessa doença, os pesquisadores também puderam comprovar a eficácia do novo medicamento em pacientes com diabetes tipo 2, tanto na redução do peso, como na diminuição da hemoglobina glicada A1C.

Tirzepatida emagrece?

Em um estudo recente com 3 fases chamado “Surmount-1” e com mais de 2.000 indivíduos, a Tirzepatida se mostrou muito eficaz. Os participantes deste estudo eram obesos não diabéticos que possuíam ao menos uma comorbidade em consequência do excesso de peso. Eles foram divididos em 4 grupos: 3 tomaram a Tirzepatida e o quarto apenas placebo. Depois de um período de aproximadamente 72 semanas, 63% daqueles que ingeriram o tratamento perderam até 22,5% do peso corporal inicial, enquanto os que tomaram o placebo não passaram de 2,4% a 3%.

Importante deixar claro que muitos profissionais ressaltaram que tais resultados só teriam sido alcançados por meio da intervenção cirúrgica bariátrica. Os resultados da Tirzepatida são muito superiores aos obtidos com o Ozempic e Saxenda, e até mesmo do que com o Wegovy, uma medicação lançada em 2021 nos Estados Unidos e que foi considerada divisor de águas no tratamento da obesidade. Incrível não é mesmo?

Esse dados são apenas preliminares, pois o estudo ainda está em andamento, mas o médicos acreditam que no futuro a droga também terá aprovação para uso no tratamento da obesidade!

A Tirzepatida é a mesma coisa do Ozempic e Saxenda?

Como mencionei que a atuação da Tirzepatida é por meio dos análogos dos hormônios intestinais, os chamados GIP e GPL-1, algumas pessoas que fazem tratamento com o Ozempic e o Saxenda podem achar que se trata da mesma coisa, que são os mesmos remédios apenas com nomes e valores diferentes, mas não é. Apesar da semelhança que encontramos por imitarem alguns hormônios intestinais, a Tirzepatida é uma substância completamente diferente da Semaglutida (Ozempic) e da Liraglutida (Saxenda), e os seus resultados se mostraram muito superiores em pesquisas científicas.

Tirzepatida: onde comprar? Quando a medicação será encontrada nas farmácias?

A Tirzepatida chamou atenção das revistas, dos jornais e da internet devido aos seus resultados impressionantes nos testes para tratamento da obesidade, do sobrepeso e da diabetes. Não é à toa que já foi aprovada pela FDA nos EUA e deve começar a ser comercializada ainda este ano pela fabricante Eli Lilly, em formato de injeção subcutânea semanal. Ainda não se sabe ao certo em quais dosagens, e no Brasil a previsão é que chegue nas prateleiras em 2023.

Seja qual for a sua demanda ou desejo em tentar esse medicamento, não esqueça de sempre conversar com um profissional de saúde, de preferência um endocrinologista. Jamais tome remédios sem prescrição médica ou acompanhamento médico durante todo o tratamento.

Ficou animado com essa novidade? Está com vontade de experimentá-lo? Vamos aproveitar para falar sobre ele e outros tratamentos existentes, enquanto a ANVISA não realiza novos testes e aprova o remédio por aqui.

Fontes:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33325008/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35579691/

Marcar uma consulta!
Endocrinologista RJ - Luciana Spina

Por: Dra. Luciana Spina

Luciana Spina é Médica Doutora em Endocrinologia, Especialista em Endocrinologia pela SBEM, premiada e reconhecida internacionalmente.

2022-08-19T11:53:56-03:00 5 de agosto de 2022|Destaque, Diabetes, Dicas de saúde, Obesidade|