Beber suco de fruta é realmente uma opção saudável?

Qual suco de fruta emagrece?

O suco de fruta é uma das bebidas mais populares entre os brasileiros. Seja pela sua praticidade no preparo ou porque vivemos em um país tropical com mais de 300 tipos de frutas diferentes, o que facilita culturalmente nosso acesso a esta bebida. Por isso, é bem comum encontrar o suco de fruta nos mais diversos estabelecimentos, sendo acompanhamento de diferentes refeições, porém a pergunta que fica é, será que esse hábito de beber suco de fruta é algo benéfico para nossa saúde?

A maioria das pessoas apenas se apegam à informação de que os sucos possuem vitaminas e minerais, por isso acreditam que está permitido tomar como quiser, mas não é bem assim. Sabemos que os sucos direto das frutas, não aqueles de caixinhas, possuem maiores propriedades nutritivas e não contém aditivos químicos, mas esse não pode ser o único pensamento que devemos ter em mente quando quisermos optar por essa bebida. Principalmente agora que os profissionais de saúde já indicam que tomar o suco de fruta com frequência ou em excesso pode ser prejudicial. Afinal a fruta tem também seu açúcar natural e quando se trata de açúcar, precisamos ficar atentos.

Não devemos demonizar o suco, muito menos excluí-lo completamente da nossa vida, mas tendo em vista esse argumento, é preciso ter cuidado. Se você busca ter uma vida saudável, é importante compreender o que o suco de fruta tem que pode ser ruim para a saúde, como ele é metabolizado no nosso corpo e com isso, não esquecer que a chave para o consumo saudável é a forma como ele é feito e a frequência com que é tomado. Vamos nessa descoberta juntos? Continue a leitura!

Suco ou fruta?

O mais indicado é comer a fruta, principalmente para ter um maior controle da quantidade de frutose, que é o açúcar da fruta que você ingere, e porque a fruta possui muito mais fibras. Fibras essas que podem ser encontradas na casca, no bagaço, na polpa e até nas sementes. Os benefícios são inúmeros: maior absorção de vitaminas, antioxidantes, sais minerais, e um dos que acho mais importantes: a diminuição dos picos de glicemia.

O suco é basicamente água e uma grande quantidade de frutose. Isso acontece porque para produzir o suco, se utilizam muitas frutas. Por exemplo, um suco de laranja para uma pessoa, pode conter até 5 laranjas, o que faz com que ela consuma uma enorme quantidade desta fruta sem controle. Será que ela conseguiria comer 5 laranjas inteiras?

Outro ponto que devo ressaltar é a “quebra” das fibras ao fazer o suco, o que o torna uma verdadeira bomba de açúcar. Sendo ingerido mais rapidamente pelo organismo e sobrecarregando a produção de insulina. Então não esqueça, se você puder optar pelo suco ou a fruta, escolha a fruta.

Por que suco de fruta faz mal?

Quem não tem o hábito de adoçar o seu suco? Talvez se as pessoas soubessem que as frutas contém um açúcar natural chamado “frutose”, repensariam essa questão de adicionar mais açúcar. A frutose por si só pode trazer problemas de saúde quando consumida em excesso, principalmente se for todos os dias e/ou se quem o ingere, não respeita o próprio limite total de calorias ingeridas no dia, incluindo nesta soma os alimentos que comemos também. Se nenhum desses cuidados são tomados, o suco de fruta pode realmente fazer mal e até mesmo ajudar no desenvolvimento de doenças metabólicas, como o diabetes.

E como mencionamos anteriormente sobre a importância do consumo das fibras presentes em frutas e vegetais, seja para o controle das taxas sanguíneas, para o bom funcionamento do intestino e controle glicêmico, o suco da fruta infelizmente remove a maior parte das fibras que que precisamos consumir durante o preparo ao coar da polpa. A frutose acaba sendo absorvida muito mais rapidamente pelo organismo quando bebemos o suco, nos deixando mais expostos a picos súbitos de açúcar no sangue. Isso faz com que o pâncreas trabalhe mais e precise liberar mais insulina para equilibrar a glicemia.

Há pessoas que preocupadas com a frutose, tentam equilibrar os sucos de frutas colocando alguns vegetais nele para haver um menor consumo de açúcar, mas o alerta permanece: os sucos de frutas com legumes ou verduras ainda não apresentam a quantidade de fibras que sejam valiosas o suficientes para o consumo. Não há outro caminho, senão equilibrar o consumo desses alimentos seja como comida e como líquido.

Suco natural é melhor que industrializado?

Definitivamente há uma grande diferença entre o suco preparado na hora com a fruta, de preferência sem açúcar, com o suco pronto na caixinha. Os sucos prontos possuem aditivos químicos, corantes, aromatizantes, conservantes, além de muito sódio, açúcar e ainda nas versões menos calóricas, bastante adoçante.

Há ainda os sucos de frutas de outros tipos de embalagem e processamento que utilizam a ideia de engarrafamento mais natural, logo supostamente menos itens químicos em seu processo. Mas até mesmo esse tipo de suco embalado com rótulo de “natural” inclui mel ou açúcares que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), acende um alerta. Eles nos dão a falsa sensação de ser saudável e podem acabar sendo consumido diariamente pelo nosso desconhecimento em ser uma opção ruim para a saúde. E que infelizmente pode acabar provocando doenças crônicas a longo prazo, igual aos outros. O recomendável para um adulto saudável é que ele não consuma mais do que 30g de açúcar por dia, o que pode passar despercebido bebendo estes sucos de frutas industrializados.

Suco de fruta é calórico?

Sim, o suco da fruta pode ser bastante calórico. Sei que parece irônico imaginar que um produto que parece tão natural e saudável como o suco de fruta, possa ser prejudicial e contribuir para o excesso de ingestão de calorias diárias, não é mesmo? Mas existem estudos que indicam isso.

Segundo uma pesquisa publicada pela BBC em 2013, pesquisadores coletaram dados de 100 mil pessoas entre os anos de 1986 e 2009 e descobriram que o consumo de suco de frutas estava ligado ao aumento do risco de diabetes do tipo 2.

Esse resultado nos chama atenção para o aumento dos níveis de açúcar no sangue e da produção de insulina devido ao consumo do suco, que é a água com a frutose. Por isso, ressalto a importância do consumo moderado e do equilíbrio desse produto e que não ultrapasse o limite diário de calorias, segundo suas necessidades. Se você gosta de se manter hidratado e sempre buscou nos sucos uma alternativa, dê preferência à própria água e não ao consumo dessa bebida.

Se for beber um suco de fruta, considere além da quantidade, qual fruta você opta por consumir. Se ela for uma das opções mais adocicadas, e se isso for aumentar as calorias totais do que você já está ingerindo no dia, saiba que isso dobrará as chances de pico glicêmico. O nutricionista é o melhor profissional para te ajudar a identificar quais frutas possuem mais açúcar e quais você deve reduzir a ingestão em sua rotina.

Qual suco de fruta emagrece?

Atualmente existem muitas dietas milagrosas espalhadas pela mídia. Uma das mais comuns indica o consumo intenso apenas de sucos “detox” com frutas como uma forma de burlar a fome e “controlar” até mesmo doenças como hipertensão e diabetes. A verdade é que não possuem comprovação científica e podem, na verdade, trazer riscos à saúde, uma vez que nosso corpo precisa de diversos outros alimentos também, não apenas suco de fruta. Essas chamadas “dietas líquidas” podem até promover perda de peso, mas com um custo alto: prejuízos a sua saúde, havendo perda de líquido corporal que estão nos tecidos, músculos, gordura e principalmente a perda de eletrólitos, minerais importantes para o transporte de água em nossas células.

Sem falar que uma pessoa com doenças crônicas e/ou metabólicas ao consumir o suco de fruta de forma desenfreada pode ter prejuízos para a saúde devido o alto teor de potássio ou açúcares. Por isso, nada deve ser ingerido de forma irresponsável.

Entretanto, do ponto de vista de quem procura construir uma alimentação balanceada voltada ao emagrecimento, há alguns sucos que por serem de frutas com menos calorias, propriedades diuréticas e termogênicas, podem ajudar na perda de peso.

Só lembre que esses sucos não podem ser tomados de maneira excessiva, nem para substituir outros itens em uma dieta! Para qualquer mudança radical em sua alimentação, converse com seu médico antes sobre essas opções. Se você procura emagrecer, eu estou à disposição para ajudá-los na tarefa de ter uma alimentação e um corpo mais saudável.

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Endocrinologista RJ - Luciana Spina

Por: Dra. Luciana Spina

Luciana Spina é Médica Doutora em Endocrinologia, Especialista em Endocrinologia pela SBEM, premiada e reconhecida internacionalmente.

2022-03-31T21:29:35-03:00 31 de março de 2022|Alimentação, Destaque, Obesidade|