Mitos e Verdades sobre a Dieta Cetogênica

Mitos e verdades sobre a dieta cetogênica

Veja alguns mitos e verdades sobre a dieta mais famosa do momento: a Dieta Cetogênica

1 – “Na dieta Cetogênica, o carboidrato precisa ser cortado totalmente?”

MitoNa dieta cetogênica, não é caracterizada necessariamente pela ausência total de carboidratos, até por que isso é quase impossível de se atingir (mesmo com o consumo somente de carnes), mas, sim, é caracterizada pela ingestão bastante baixa deles.

A ingestão de carboidratos nessa dieta está entre 20 a 50 gramas por dia. Além disso, o programa é caracterizado pela produção de corpos cetônicos pelo corpo para serem usados como energia ao invés da dependência forte em glicose como combustível. Isso só acontece quando o consumo de carboidratos é bastante reduzido e consumidos na forma de folhas e legumes de baixo índice glicêmico, como brócolis, couve, abobrinha e pimentão.

2 – “Alimentos reais ficam, processados saem do cardápio”

VerdadeA dieta cetogênica correta é baseada em uma alimentação forte, ou seja, no consumo de alimentos reais, nutritivos e não processados, refinados ou modificados. Ou seja, saem os pães, óleos vegetais, massas, farináceos, açúcares e entram as carnes, peixes, frutos do mar, ovos e outros tipos de gorduras naturais. O grande benefício desse tipo de dieta é a queima acelerada de gordura corporal, uma vez que o hormônio insulina tende a voltar a funcionar normalmente com a baixa dos níveis exagerados de glicose. Com a insulina mais baixa, a queima de gordura será promovida.

3 – “Precisa ser uma dieta alta em proteínas?”

MitoNa dieta cetogênica o consumo natural de proteínas se mostra estável na faixa de 18% a 23% das calorias ingeridas. Uma dieta forçadamente alta em proteínas tenderia a não funcionar como cetogênica, pois o corpo transforma o excesso de proteínas em carboidratos internamente, o que acaba prejudicando a produção de corpos cetônicos, que é o que define está dieta.

4 – “O corpo precisa da ingestão de carboidratos para funcionar”

Mito Existem gorduras essenciais e aminoácidos essenciais, mas não existem carboidratos essenciais. Mesmo que, teoricamente, conseguíssemos comer zero carboidratos, o corpo tem a habilidade de criar a quantidade necessária deles através de processos como a gluconeogênese.

5 – “É necessário um período de adaptação”

VerdadeA maioria das pessoas vêm de décadas de maus hábitos e de um estilo alimentar exagerado em carboidratos. Quando se decide começar uma dieta como a cetogênica, é necessário ter em mente que seu corpo, hormônios e metabolismo precisarão de um tempo para se adaptarem. Tipicamente, o período de adaptação inicial dura umas duas semanas. Atletas podem levar até alguns meses. Ou seja, se a dieta for iniciada e você não se sentir com energia e bem-disposto, tenha em mente que o seu corpo precisa de tempo para se reorganizar de acordo com este seu novo estilo de vida.

6 – “Com a dieta, o corpo passa a queimar mais gordura”

VerdadeComo a dieta cetogênica prioriza o consumo de gorduras e reduz bastante o consumo de carboidratos, o corpo começa a priorizar os sistemas metabólicos para uso da gordura corporal como combustível e não mais contar unicamente com os carboidratos. A gordura queimada como energia é na forma de corpos cetônicos, os quais se tornam o novo combustível de alta octanagem tanto para os tecidos do corpo quanto também para o cérebro, que pode consumir até dois terços da sua necessidade energética de corpos cetônicos. Com a adaptação a uma dieta cetogênica, a pessoa tenderá a ter um uso de energia mais eficiente, menos flutuações de fome e gula e mais estabilidade e clareza mental.

Endocrinologista RJ - Luciana Spina

Por: Dra. Luciana Spina

Luciana Spina é Médica Doutora em Endocrinologia, Especialista em Endocrinologia pela SBEM, premiada e reconhecida internacionalmente.

2018-06-25T12:58:09+00:00 25 de junho de 2018|Alimentação, Dicas de saúde, Dieta Cetogênica|