Melatonina: os poderes do hormônio do sono

Além de nos induzir ao sono, a melatonina em equilíbrio traz diversos benefícios para a saúde

Até algum tempo atrás, esse hormônio, produzido pela glândula pineal durante a noite, era conhecido apenas por induzir ao sono. Agora, diversos estudos vêm revelando mais benefícios dessa substância relacionados ao bem-estar e à saúde. Mas a melatonina deve estar em equilíbrio no seu organismo para você tirar o melhor proveito dela. Para isso, evite ver televisão e usar celular e o computador perto da hora de dormir, pois a produção ocorre na ausência de luz (por volta das 9 horas da noite) e é interrompida na presença de luminosidade, ainda que artificial – a luz emitida por aparelhos engana o cérebro a achar que é dia.

Veja como esse hormônio pode ajudar você:

• Menos enxaqueca

Um estudo conduzido recentemente por neurologistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comparou o uso de melatonina, placebo e um antidepressivo comumente receitado para aliviar crises de enxaqueca e revelou que o grupo que usou melatonina teve uma diminuição maior na frequência e na intensidade dos episódios de dor do que os outros participantes da pesquisa.

• Coração a salvo

Durante o sono, a pressão arterial normalmente cai 15 em relação aos níveis diurnos. Exceto em pessoas que sofrem de hipertensão noturna e correm um risco maior de desenvolver doenças do coração. Estudos mostraram que a suplementação de melatonina nesses pacientes melhorou o quadro da doença, diz a endocrinologista Adriana Pessôa, de São Paulo.

• Peso sob controle

Como o sono saudável regula a produção dos hormônios que aumentam a fome (grelina) e diminuem a saciedade (leptina), a melatonina acaba tendo um efeito indireto na manutenção
do peso, completa a médica.

• Ajuda extra

É possível tomar um suplemento de melatonina para melhorar a qualidade do sono desde que com orientação médica. A dose eficiente é em torno de 3 miligramas por dia., esclarece a especialista.

Fonte: Boa Forma Abril

2018-04-11T13:32:20+00:00 27 de Março de 2018|Destaque, Dicas de saúde|