Diferenças entre os tipos de açúcar

Diferenças entre os tipos de açúcar

A gente sabe que opções de açúcar para comprar é o que não falta nas prateleiras dos mercados! Mesmo que estejamos muito acostumados a consumir o açúcar refinado (aquele bem branquinho), está crescendo o número de pessoas que optam por outras opções.

Se você gostaria de variar seu cardápio, mas tem medo de errar na mão, fique tranquilo que eu te ajudo!

Aqui estão as principais diferenças entre os tipos de açúcar:

Refinado

Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum de todos. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais minerais, deixando apenas as “calorias vazias” (sem nutrientes).

Cristal

É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos na água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira 90% dos sais minerais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces.

Mascavo

É o açúcar escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como ele não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas.

Demerara

Usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo!

Orgânico

É diferente de todos os outros tipos porque não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante!

Light

Esse açúcar é o resultado da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais. É menos calórico, mas também tem menor sabor. Por isso, é preciso cuidado para não usar grandes quantidades e acabar perdendo o benefício das calorias a menos.

Agora é só escolher o que mais te agrada!

Mas, como muitos, você pode estar se perguntando:
“Doutora, o que é melhor açúcar ou adoçante?”

Dá um play no meu vídeo e confere o que eu acho sobre esse assunto!

Endocrinologista RJ - Luciana Spina

Por: Dra. Luciana Spina

Luciana Spina é Médica Doutora em Endocrinologia, Especialista em Endocrinologia pela SBEM, premiada e reconhecida internacionalmente.

2018-07-16T14:57:33+00:00 16 de julho de 2018|Dicas de saúde|